Betim oferece castração gratuita para gatos no próximo dia 22

0
1401

Medida previne zoonose. Tutores de animais devem fazer inscrição na SEPA

No próximo dia 22, será iniciada a primeira fase de castrações gratuitas em Betim. O procedimento clínico acontecerá das 7h às 17h, no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, no bairro Angola. Para evitar a infestação da esporotricose no município, a primeira etapa das castrações será destinada aos gatos. A realização é da Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Extraordinária de Proteção e Bem-estar Animal – SEPA, ligada à Secretaria Municipal de Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já foram selecionados 180 animais para a castração no dia 22. De acordo com a superintendente de Proteção e Bem-estar Animal, Roberta Cabral, a expectativa é castrar 600 gatos em maio e junho. “É importante ressaltar que a castração gratuita é para os tutores que não têm condições de arcar com o procedimento clínico. Esta seleção dos animais é feita por meio da análise do cadastro, que observa, por exemplo, se o tutor faz parte de algum programa social do Governo, como o Bolsa Família, ou possui renda inferior a três salários mínimos”.

A superintende de Proteção Animal explicou que a esporotricose é uma zoonose, doença que atinge principalmente gatos, mas que também pode afetar os seres humanos. A doença possui tratamento, mas a sua principal prevenção é a castração. Os tutores de animais já doentes devem entrar em contato com a Zoonoses, pelo 3531-3822.

Os gatos que serão castrados em maio, e parte dos que serão em junho, já foram definidos, mas os tutores interessados podem inscrever o seu animal para as próximas campanhas, pelo número 3531-3660. No momento do agendamento, todas as informações pertinentes sobre o pré-operatório serão repassadas ao tutor. O pós-operatório é de responsabilidade do tutor ou do protetor daquele animal.

As castrações são realizadas por veterinários parceiros, que cobram um valor menor do município por saberem que os procedimentos serão realizados para beneficiar os animais de pessoas que não teriam possibilidade de pagar o procedimento.

Instituição da Sepa

Roberto Maradona

Em fevereiro de 2018, foi instituída a Superintendência Extraordinária de Proteção e Bem-estar Animal. De acordo com o Decreto Nº 41.122, o principal objetivo da superintendência é criar políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

Compete à Sepa a promoção da educação contra o abandono de animais; realização de castração de cães e gatos para controle produtivo; adoção de animais; parcerias com hospitais veterinários para atendimentos mais complexos; fiscalização junto à Polícia Militar Ambiental e ao Ministério Público sobre maus tratos e abandono de animais, entre outras ações.