Betim intensifica limpeza de bocas de lobo para evitar entupimentos e alagamentos

0
741
Divulgação/Ecos

Com o objetivo de prevenir transtornos em dias de chuva, a Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS), realiza rotineiramente a limpeza das sarjetas e bocas de lobo da cidade.

Em 2019, 2.214 bocas de lobo foram desobstruídas, resultando na retirada de aproximadamente 1.440.000 litros de resíduos das redes de drenagem do município. E se encontra de tudo. Além de terra, copos de plástico, garrafas pet, camisas, pedaços de madeira, troncos de árvore são alguns exemplos.

Além do serviço de limpeza, 198 grelhas, que estavam danificadas, foram substituídas. O intenso trabalho é realizado por uma equipe composta por seis pessoas para os casos mais simples, onde os resíduos são retirados manualmente. Quando a situação aperta, quem entra em cena é um caminhão hidrojato, que injeta água em alta pressão na rede para desobstruí-la. Se por um lado a boca de lobo é desobstruída e limpa, por outro há a necessidade de gastar água para executar a manutenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em períodos de chuva, a presença de entulhos, areia e lixo armazenados incorretamente aumentam o índice de entupimento de redes de drenagem e bocas de lobo, gerando alagamento e, em alguns casos, inundações. “Algumas circunstâncias são mais comuns durante o período chuvoso. Por isso nos antecipamos e buscamos realizar o maior número de manutenções ao longo do ano. Além da limpeza contínua das bocas de lobo, sarjetas e córregos, priorizamos a execução de obras de drenagem em diversas regiões da cidade”, explicou o diretor de Manutenção de Obras Públicas da ECOS Wilton Magno Leite.

A colaboração da população é fundamental para evitar os transtornos. “É importante que todos colaborem para evitar que as bocas de lobo e redes de drenagem entupam, afinal, prevenir é melhor que remediar. Por isso pedimos a colaboração de todos. Não descartem lixo e entulho em vias públicas. Se o morador estiver realizando algum tipo de construção ou manutenção em sua casa, não deixe britas, areia ou qualquer tipo de material na rua ou calçada, armazene tudo corretamente em sua residência. Isso irá evitar que a chuva leve esses resíduos para as redes pluviais”, finalizou.

Para solicitar a limpeza de bocas de lobo, basta entrar em contato com a diretoria de Manutenção de Obras Públicas da ECOS pelo telefone 3594-1477.