Betim intensifica ação de vacinação contra HPV e Tríplice Viral

0
276
Anselmo UBL

Para atingir a meta de cobertura vacinal de 80% na prevenção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), causador de lesões genitais e verrugas na pele e regiões da boca, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, por meio da Vigilância em Saúde/Projeto Integrador, tem intensificado as ações educativas e de vacinação do grupo etário, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A primeira ação do ano acontecerá no próximo dia 24 de janeiro, com instalação de um posto volante no Shopping Monte Carmo Betim, das 13h às 17h. Neste dia, será imunizado o público que pertence a faixa etária da campanha nacional contra o HPV*. São necessárias duas doses para imunizar, sendo a segunda dose aplicada 6 meses após a primeira.

O posto volante também oferecerá a vacinação da tríplice viral** (Sarampo, Caxumba e Rubéola) para crianças a partir de seis meses de idade e adultos até 49 anos. É importante levar o cartão de vacina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A vacina contra o HPV é segura, nas mulheres previne o câncer de colo do útero, que é a quarta causa de morte no público feminino no Brasil. Nos homens, protege contra o câncer de pênis. A vacinação previne também o câncer de boca, ânus e 98% das verrugas genitais”, explica o diretor da Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta.

 

*HPV 2019

– Cobertura da 2ª dose (só a 2ª dose imuniza)

Meninas – 78%

Meninos- 45%

 

**Triplice Viral -2019

95% de cobertura (crianças até 2 anos)