Betim inaugura segundo salão de hemodiálise

0
1175
O Hospital Evangélico assumiu a linha de cuidados da nefrologia da rede de saúde pública de Betim no final de outubro.

A linha de cuidados da nefrologia da rede de saúde pública de Betim ganha, nesta quinta-feira, 30, um segundo salão. O novo espaço permitirá a duplicação do número de vagas para pacientes renais crônicos que precisam realizar a Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise). Na quinta-feira, 30, às 14h, será realizada uma solenidade de inauguração do novo salão da hemodiálise e de apresentação do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico Unidade Betim, para autoridades municipais, estaduais e da microrregional de saúde.

O Hospital Evangélico assumiu a linha de cuidados da nefrologia da rede de saúde pública de Betim no final de outubro. De imediato, 216 vagas passaram a ser oferecidas. Isso possibilitou a continuidade do atendimento de quem já estava em tratamento e a inclusão de 17 pacientes que precisavam ficar internados no Hospital Público Regional de Betim (HPRB) para passar pelo procedimento de hemodiálise.

A partir de dezembro, com a inauguração do novo espaço, o município ampliará a sua capacidade de atendimento de hemodiálise de 216 para 432. Com a duplicação das vagas, haverá a possibilidade de atender solicitações de transferências, aguardadas há anos por alguns pacientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o secretário Municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, o novo salão é um ganho para a população de Betim. “É uma grande conquista para nossos munícipes e também para a microrregião, pois com esta ampliação os pacientes que estavam em tratamento dialítico em outra cidade poderão ser transferidos para mais perto de casa”.

O novo salão foi instalado onde antigamente era o setor de hemodiálise do Hospital Público Regional de Betim (HPRB). O espaço passou por uma reforma e será equipado com 36 máquinas novas e mais modernas. O atendimento ao pacientes no novo espaço começa na próxima segunda-feira, 4, e será regulado pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Linha de Cuidado Nefrologia
O Hospital Evangélico assumiu a linha de cuidado da nefrologia da rede de saúde pública de Betim, que inclui os procedimentos de hemodiálise, as consultas ambulatoriais, os exames e as internações. Atualmente, a rede de saúde atende os pacientes com doença renal crônica de Betim e dos demais 12 municípios da microrregião de saúde.
  

Municípios da microrregião de saúde:
Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

As consultas nefrológicas serão realizadas no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, já   a Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) será no Hospital Público Regional de Betim. Serão realizadas também ações de promoção e prevenção à Doença Renal Crônica. Segundo Guilherme Carvalho, “o atendimento será focado no bem-estar do paciente, resultando em um cuidado integral do usuário”.

Pelo contrato firmado com o Hospital Evangélico, a entidade terá até dois anos para construir um Centro de Terapia Renal. “Com isso, futuramente, o espaço utilizado pelos pacientes de hemodiálise no Hospital Regional poderá ser reaproveitado para outros fins. Já o município se comprometeu em construir um Centro Oftalmológico, que vai concentrar esses serviços”, afirmou o Secretário.