Audiência pública debate possível saída da 188ª Cia da Polícia Militar do Jardim das Alterosas, em Betim

0
144
Jonathan Pires

A Câmara Municipal de Betim realizou uma audiência pública na última sexta-feira (12), na quadra poliesportiva da Escola Municipal Isaura Coelho, localizada no Bairro Jardim das Alterosas, com o objetivo de contestar e encontrar uma solução quanto ao possível fechamento da 188ª Cia. da Polícia Militar, sediada na região.

A audiência foi solicitada pelo vereador Roberto da Quadra, que presidiu e coordenou os trabalhos da audiência pública, ele ressaltou em seu pronunciamento inicial que o debate é fundamental para a Regional Jardim das Alterosas, que engloba 24 bairros em que residem 125 mil cidadãos.

Segundo o parlamentar, a região vive um momento de tensão com a ameaça de fechamento da 188ª Cia. Ele criticou a falta de sensibilidade do governador Romeu Zema, que não conhece de perto a realidade de Betim. “Vamos lutar arduamente para evitar o fechamento da companhia. O argumento apresentado não se justifica, que é o aumento do efetivo da Polícia Militar no município. Estamos com um abaixo assinado com mais de 13 mil assinaturas e ele será encaminhado às autoridades estaduais para manter a Cia. em pleno funcionamento no Jardim das Alterosas “, afirmou o parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fundadora do SCI Brasil Consultoria de Idiomas, Elizabeth Brigitte Lukestik Schachner, representou os comerciantes do bairro. Moradora da região há 64 anos, ela relatou o assalto ocorrido na sua empresa e a pronta intervenção da Polícia Militar, que recuperou os objetos roubados e o carro de sua propriedade. Daí a importância da manutenção da 188ª Cia.

O secretário municipal de Segurança Pública, Júlio Cezar Rachel de Paula, manifestou sua surpresa com a iniciativa da Polícia Militar em transferir a 188ª Cia. para a sede do Batalhão. A PM argumenta que haverá mais conforto para os policiais e aumentará o número de efetivo nas ruas. Júlio Cezar frisou que Betim é o terceiro município de Minas Gerais na queda dos índices de violência e que em time que está ganhando não se mexe, defendendo a manutenção da Cia. no Jardim das Alterosas.

O secretário municipal de Governo, Jaime Thalles, destacou a importância da segurança pública na vida do cidadão, o que garante a liberdade de cada um. Nesse sentido, o secretário apontou que o Poder Executivo está ao lado da comunidade na defesa dos seus interesses e não medirá esforços para evitar a saída da 188ª Cia. 

De acordo com Jaime, é possível mediar o conflito entre o desejo da Polícia Militar de sair do bairro e o da população de que a 188 ª Cia. permaneça. Uma opção seria a reforma das instalações da Cia. Caso não seja possível, a PM se comprometeu a manter um posto avançado com funcionamento 24 horas por dia.