Atriz Cassia Kis visita Betim para participar da campanha Outubro Rosa

    0
    945

    Para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover, nesta sexta-feira (23), uma roda de conversa com mulheres que passaram pelo tratamento contra o câncer de mama. O evento, que integra as atividades do Outubro Rosa no município – movimento criado para fomentar a informação sobre a doença e incentivar a realização de exames preventivos –, contará com a participação da atriz Cassia Kis, que protagonizou uma campanha pioneira sobre a importância do autocuidado das mamas e do diagnóstico precoce, em 1988. A roda de conversa ocorre na Casa da Cultura Josephina Bento, a partir das 16h30. Serão disponibilizadas 70 vagas para o público. Os interessados devem fazer a inscrição na Diretoria de Educação em Saúde (Desa) pelo telefone 3512-3197.

    “Nosso objetivo é alertar sobre a importância da realização de exames preventivos e ouvir o relato de mulheres que passaram pelo tratamento. Dando voz a elas, pretendemos trocar experiências e aprimorar os serviços da rede”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rasível dos Reis.

    Entre 2013 e agosto de 2015, cerca de 2.185 mulheres do município realizaram tratamento contra o câncer de mama. Atualmente, o município não possui demanda represada para a realização de mamografias. “O município oferece assistência às mulheres, desde a primeira consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao encaminhamento para o tratamento, que é todo realizado pelo SUS. A Secretaria Municipal de Saúde também tem ampliado a cobertura do exame de mamografia promovendo a melhoria de acesso para a população feminina. Em de 2013, por exemplo, foram realizadas, em média, 577 mamografia por mês. Já em 2014 foram cerca de 823 exames mensais, o que representa um aumento de 30% nos exames realizados” ressalta.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Outubro Rosa
     
    O lançamento da campanha Outubro Rosa, em Betim, ocorreu no dia 1º de outubro com a iluminação rosa do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. Na ocasião, a secretaria nomeou mulheres, representantes de diversos segmentos do município, como madrinhas da campanha e porta-vozes das ações desenvolvidas pela pasta.

    No decorrer do mês, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) irá desenvolver uma atividade específica. Em comum, todas irão realizar, no dia 29 de outubro, um mutirão de consultas e exames de colo de útero e encaminhamento para mamografias. Ainda no dia 29, as unidades irão promover a Hora do Mamaço. A ação irá reunir mulheres, entre 9h e 10h, para amamentar seus bebês e conscientizar sobre os diversos benefícios do aleitamento materno, sendo, um deles, a prevenção ao câncer de mama. Diversos eventos direcionados para as mulheres também estão sendo realizados, às quintas-feiras, no Centro Administrativo João Paulo II.
     
    Orcca realiza Caminhada Rosa nesse sábado (24)
     
    No sábado (24), a partir das 8h30, a acontece a 6ª Caminhada Rosa. Promovida pela Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) em parceria com a Prefeitura de Betim, a caminhada conta com o apoio de vários órgãos e empresas do município. A concentração vai ocorrer no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, onde serão instaladas tendas para prestação de orientações sobre saúde, aferição de pressão, distribuição de material educativo, dentre outros.