O modelo é válido até o dia 6 de julho. A medida não vale para atividades essenciais, que continuam funcionando durante toda a semana.

Desde a manhã desta segunda-feira (22), o comércio considerado não essencial já pode funcionar de maneira alternada. O regime de revezamento foi publicado na edição da última sexta-feira (19), do Órgão Oficial do município.
A intenção da prefeitura é escalonar o funcionamento das atividades para evitar aglomerações no transporte coletivo e nas ruas. Todos os estabelecimentos deverão seguir as normas de distanciamento e regras de higienização já determinadas pelas autoridades da saúde pública.
Segundo o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, o retorno das atividades ocorre de forma alternada para que sejam evitadas possíveis aglomerações. “Os estabelecimentos poderão funcionar apenas em regime de alternância e, ainda, devem cumprir as medidas restritivas de prevenção ao vírus, como por exemplo: aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool e tapetes sanitizantes aos clientes”, ressalta.
No novo modelo, apenas o comércio essencial pode funcionar aos domingos. Os bares voltam a funcionar em regime de delivery ou com retirada de alimentos no local. O consumo de bebida alcoólica continua proibido em bares e espaços públicos.
Programe-se antes de sair de casa

Estão autorizados a funcionar as segundas, quartas e sexta-feira, os seguintes estabelecimentos: lojas de móveis e eletrodomésticos; relojoarias, lojas de acessórios, joalherias e perfumes; concessionárias e revendedoras de veículos, inclusive as de máquinas agrícolas e afins; lojas de informática, telefonia, inclusive venda de aparelhos telefônicos, internet e serviços de segurança privada; livrarias; comércio de embalagens; academias, os centros de ginástica e demais estabelecimentos de condicionamento físico; lojas de artigos de presentes e festas; lojas de venda de colchão; lojas de equipamentos de áudio e instrumentos musicais.
As terças, quintas e sábados ficam autorizadas: : lojas de tecidos e aviamentos; lojas de departamentos, roupas, confecções e calçados; floricultura, paisagismo e jardinagem; clínicas de estética, pilates, barbearia, salões de beleza; lavanderias; certificadoras digitais; locadoras de veículos de qualquer natureza; docerias, biscoiterias e confeitarias; tabacarias; lojas de artigos de esportes; lojas de especiarias e produtos naturais; lojas de artigos religiosos; serviços de lan-house; distribuidoras de bebidas;
Funcionamento de shopping, feiras e galerias de lojas
Os shoppings da cidade também foram autorizados a funcionar desde que cumpram uma série de medidas preventivas, como o controle de acesso de pessoas nas portarias, de modo a respeitar o limite máximo de 1.500 pessoas, evitando aglomeração, isolamento dos elevadores e bebedouros, aferição de temperatura, limitar o uso do estacionamento a 50% da capacidade e também o cumprimento do revezamento. Metade das lojas âncoras deverá funcionar segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira e a outra metade terça-feira, quinta-feira e sábado.
Camelódromo, feiras livres e feira-shoppings deverão funcionar sob o regime de revezamento das bancas, sendo metade das bancas segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, e, a outra metade terça-feira, quinta-feira e sábado, intercalando entre uma aberta e uma fechada. As feiras livres que funcionarem apenas um dia da semana deverão funcionar sob o regime de revezamento das barracas.
Igrejas e templos religiosos
Os templos de qualquer culto poderão realizar celebrações apenas quarta-feira, sexta-feira e domingo. Os responsáveis deverão ainda assinar um Termo de Ajustamento Municipal – TAM, como compromisso ao cumprimento das normas de biossegurança e dos dias e horários.
Transporte público

A lotação máxima do transporte coletivo de passageiros não poderá exceder a lotação máxima de pessoas sentadas. Além disso, as empresas deverão garantir acesso ao álcool 70% à todos os usuários.




