Com atividades para todos os públicos, o evento será realizado ao lado da Feira Bem Popular do Centro

A Prefeitura de Betim, por meio do Programa Inova Bem Betim da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec), promoverá o Iº Festival Maker de Betim nos dias 12, 13 e 14 de novembro, na Avenida Juscelino Kubitschek, ao lado da Feira do Bem.
O evento é um movimento tecnológico e cultural que defende a ideia do “faça você mesmo”, voltado para pessoas que desejam colocar a mão na massa construindo, consertando, modificando e fabricando projetos voltados para as áreas de tecnologia e robótica. O projeto Inova Bem Betim realiza diversas oficinas, além de conteúdos sobre empreendedorismo, inovação e negócios sobre tecnologia. A ação tem como parceiros Fiemg, Sebrae, PUC Minas, UNA e Pitágoras.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, o movimento Maker oportuniza ao cidadão a criatividade, por meio de experimentos variados para a elaboração de ferramentas revolucionárias e tecnológicas. “Betim se sente honrado com o Lab Truck Tour, coordenado pela Cemig em apenas 14 municípios de Minas Gerais. Estamos enriquecendo esse evento, oferecendo palestras e oficinas com a participação da Fiemg, Sebrae, universidades e o programa Inova Bem Betim”, afirma.
Serão ofertadas 50 atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos, e também oficinas de arduino, robótica, slime, origami, games e Lab Truck Tour da Cemig. As inscrições para cada oficina serão abertas 20 minutos antes do seu início. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme a ordem de chegada.
Lab Truck Tour
A turnê tecnológica passará por oito regiões de Minas Gerais, com ação direta em 14 municípios e Betim foi uma das cidades selecionadas. O foco do projeto é a divulgação da cultura maker em Minas Gerais, por meio da eficiência energética.
Durante três dias, a visitação ao espaço do Lab Truck será aberta à população betinense e permitirá o conhecimento relacionado à cultura maker, o empoderamento para a construção de soluções em eficiência energética, por meio da prototipagem digital.
Oficinas tecnológicas em eficiência energética
As oficinas buscam capacitar e formar os participantes para a construção de projetos de soluções em eficiência energética e temas sobre sustentabilidades. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se que no fim da oficina, os participantes tenham construído um protótipo associado ao universo da eficiência energética. A oficina terá quatro horas de duração e podem participar pessoas a partir de 16 anos – o nível de complexidade é médio.
Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete
A oficina será composta por dois momentos: teórico e prático. Na parte teórica, o participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada. Haverá também uma impressora 3D no local em funcionamento para a demonstração completa. A oficina terá a duração de três horas e a faixa etária é de 12 anos.
Programação das oficinas:
Segunda-feira – 12 de Novembro
Horário de funcionamento do Truck: 12h às 19h.
Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h.
Terça-feira – 13 de Novembro
Horário de funcionamento do Truck: 09h às 19h.
Oficina Maker: 9h às 12h30.
Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h.
Quarta-feira – 14 de Novembro
Horário de funcionamento do Truck: 09h às 12h30.
Oficina Maker: 9h às 12h30.



