
Dois empresários, de 36 e 48 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) durante operação realizada na quarta-feira (18), nas cidades de Betim e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles são suspeitos de envolvimento em crimes como sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica, descaminho e crimes contra as relações de consumo.
Durante a ação, os policiais apreenderam diversas bebidas alcoólicas, além de celulares, um veículo e produtos com indícios de irregularidade sanitária. Também foram recolhidas mercadorias de origem estrangeira sem comprovação de importação regular.
A operação foi coordenada pela 2ª Delegacia Especializada de Investigação de Fraudes e contou com apoio da Receita Estadual e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Trabalhos policiais
As investigações começaram após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na terça-feira (17), a um caminhão que transportava grande quantidade de bebidas sem documentação fiscal. Segundo a polícia, a nota fiscal foi emitida apenas após a fiscalização, o que indica tentativa de regularizar a carga de forma irregular.
No decorrer das apurações, foram identificadas inconsistências entre os produtos transportados e os documentos apresentados, além da inexistência de funcionamento das empresas nos endereços informados.
Perícias realizadas pelo IMA apontaram a presença de material particulado em bebidas, o que as torna impróprias para o consumo humano.
A partir dos levantamentos, a PCMG localizou um galpão industrial clandestino em Sabará, utilizado para armazenamento das mercadorias. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e dimensionar a extensão do esquema.




