Moradora de São Joaquim de Bicas faz vaquinha para ajudar filha que enfrenta problemas de saúde em Dubai

0
1957
Arquivo pessoal

A cabeleireira Márcia Souza, moradora de São Joaquim de Bicas, está promovendo uma vaquinha online para ajudar a filha, Hanna Cristina Souza, de 29 anos, que enfrenta problemas de saúde em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o relato divulgado pela mãe na campanha solidária, Hanna se mudou para o exterior em busca de novas oportunidades de trabalho e vive no país desde 2021. Durante esse período, porém, passou por situações difíceis e sofreu um surto psicótico. Em uma das crises, ela chegou a ser detida pela polícia local e permaneceu alguns dias sob custódia até que as autoridades reconhecessem sua condição de saúde.

Márcia afirma que viajou às pressas do Brasil para acompanhar a filha. Hanna foi liberada, mas ainda não pode deixar o país porque o caso segue em investigação pelas autoridades locais, sem prazo definido para conclusão. Segundo a mãe, a jovem também enfrenta infecção urinária e complicações renais, além de depender de medicamentos controlados para estabilizar os quadros psiquiátricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dificuldades com tratamento e moradia

Segundo o texto da vaquinha, a família tem enfrentado dificuldades para garantir atendimento médico adequado, já que os serviços de saúde em Dubai são pagos. A mãe relata que a falta de recursos tem dificultado a continuidade do tratamento e a compra dos medicamentos necessários.

Outro problema apontado é a instabilidade na hospedagem. De acordo com Márcia, devido às crises de saúde da filha, elas teriam sido obrigadas a deixar hotéis com frequência. A intenção agora é alugar um flat por período mensal para que possam aguardar com mais segurança o andamento do processo e a liberação do passaporte de Hanna.

A mãe afirma que interrompeu a própria rotina no Brasil, onde tem um salão em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para permanecer ao lado da filha, que não pode ficar sozinha, e diz que já não possui condições financeiras de se manter no país.

Família pede apoio

A campanha solidária tem como objetivo arrecadar recursos para custear moradia temporária, alimentação, despesas médicas, medicamentos, documentação, honorários de advogados e psiquiatras, além das passagens de volta ao Brasil assim que houver autorização.

Segundo familiares, a Embaixada do Brasil em Dubai foi procurada, mas teria informado que não pode interferir na situação.

Francisco Junior, irmão de Hanna, afirmou que ela chegou a ser internada em uma clínica psiquiátrica para iniciar o tratamento, mas os custos são elevados. Ele também relatou que a jovem tentou retornar ao Brasil, porém teria sido impedida pela imigração local, sendo orientada a aguardar contato das autoridades.

Sem condições de arcar com as despesas no exterior, a família recorre à solidariedade para conseguir manter os cuidados com a filha até que a situação seja resolvida e elas possam retornar ao Brasil. Quem quiser contribuir pode acessar o link da vaquinha divulgado pela família nas redes sociais.