
Pela primeira vez, Betim será palco da Caminhada Rosa, evento esportivo e solidário que une esporte, saúde e conscientização sobre o câncer de mama. A atividade acontece neste domingo (26), com concentração a partir das 7h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga, no bairro Angola.
A iniciativa, que já é sucesso em Belo Horizonte e Contagem, é promovida pelo Grupo Arca Mulheres e organizada pela Granvilla Acabamentos, com apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e da Instituição Um Novo Amanhecer (Iuna).
O percurso da caminhada será de 5 quilômetros, passando pela avenida Edmeia Matos Lazzarotti, nos dois sentidos, com retorno ao Poliesportivo, onde haverá sorteio de brindes e apresentação musical.
A Caminhada Rosa tem caráter beneficente e busca arrecadar itens de higiene para pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade. As doações serão destinadas a hospitais de Betim, Contagem e Belo Horizonte, incluindo o Centro de Oncologia Grupo Chavantes e o andar de Oncologia do Hospital Regional de Betim, além dos hospitais Alberto Cavalcanti, Júlia Kubitschek e Instituto Mário Penna, na capital mineira.
De acordo com a idealizadora do projeto, Suely Augusta Baeta, o evento já reuniu milhares de pessoas nas outras etapas e deve encerrar o ciclo de 2025 em grande estilo. “A gente espera 15 mil mulheres para a caminhada deste ano. Em Betim, já são mais de 5 mil inscritas”, afirmou.
Para a gestora da Iuna, Raquel Rossi, o apoio do poder público é essencial para fortalecer a causa. “Essa caminhada é uma voz de prevenção e um elo entre os pacientes e a sociedade. A parceria da prefeitura mostra o compromisso em quebrar estigmas e divulgar a importância do diagnóstico precoce”, destacou.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, também ressaltou o papel do esporte como agente de transformação. “A Caminhada Rosa será um sucesso em Betim. O esporte é isso: união da prática esportiva com conscientização e cuidado com a saúde. Seguindo a orientação do prefeito Heron Guimarães, estamos fazendo o esporte transformar vidas na cidade”, afirmou.
Para participar, é cobrada uma taxa de R$ 59, além da doação de um kit de higiene pessoal, entregue no momento da retirada do kit da caminhada. As inscrições podem ser feitas pelo site www.tbhesportes.com.br/caminhadarosaetapabetim.
Programação:
7h30 – Início da concentração
8h20 – Aquecimento das academias
8h50 – Bate-papo sobre prevenção do câncer
9h – Saída da caminhada
10h30 – Chegada e sorteio de brindes
11h – Banda de encerramento
12h – Término do evento



