
A 35ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) — a maior da história — foi aberta na tarde desta quinta-feira (4), no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, no bairro Angola. Cerca de 5 mil pessoas, entre alunos, professores e representantes da comunidade escolar, acompanharam a solenidade. As partidas começam nesta sexta (5), no antigo Clube da Fiat, hoje Stellantis, no Jardim Petrópolis, espaço que passou por ampla revitalização.
A cerimônia reuniu apresentações para celebrar o espírito olímpico, com show de ginástica artística do programa Viva o Esporte, desfile das delegações das 88 escolas, juramento dos atletas, acendimento da pira e pronunciamentos das autoridades.
Calendário intensivo e recorde de participação
Com 88 instituições inscritas e mais de 8,6 mil estudantes, o JEB terá disputas ao longo de 45 dias, sempre às sextas, sábados e domingos, das 8h às 18h. As modalidades incluem provas individuais — atletismo, xadrez, tênis de mesa, judô e taekwondo — e coletivas, como futsal, basquete, handebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca. As paralímpicas contemplam atletismo e bocha. A organização concentrou o calendário para otimizar logística de escolas e equipes; o encerramento está previsto para 5 de outubro. A tabela será divulgada semanalmente pela Secretaria Municipal de Esportes. A estimativa é de público rotativo de cerca de 6 mil pessoas por dia no clube.
Mascote escolhido nas redes
O concurso mobilizou a comunidade estudantil em etapas de seleção nas escolas, análise da comissão organizadora e votação popular no Instagram da Prefeitura. Entre os finalistas estavam “Betinho” (E. M. Antônio D’ Assis Martins), “Salu” (E. M. José Salustiano Lara) e “Tentacolino” (E. M. Vereador Rafael Barbizan). O desenho vencedor foi apresentado durante a abertura, sob o slogan “Unidos pelo Esporte, Movidos pela Paz”. O boneco oficial está em fase final de confecção.
Os alunos participantes receberão lanche após as partidas. Para o público, a Secretaria Municipal de Esportes firmou parceria com a Associação dos Barraqueiros de Betim para a presença de food trucks no clube, estimulando a economia local durante o evento.
Clube da Fiat foi revitalizado

Um dos complexos esportivos mais completos da cidade, o antigo Clube da Fiat recebeu melhorias em todas as frentes: redes elétrica e hidráulica, nova pintura, recuperação de quadras e vestiários, além da construção de uma quadra de vôlei de areia. O equipamento conta com três quadras de futsal, duas de basquete, um ginásio poliesportivo e pista de atletismo — que passou por pintura e demarcação. Houve substituição de louças sanitárias, reforço da iluminação e revitalização de estruturas de apoio, como posto médico e salão de festas. Pontos de hidratação foram instalados por toda a área esportiva.
Gestão integrada e foco pedagógico
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, a edição consolida um novo modelo de gestão esportiva. “Estamos empenhados em fazer desta edição a maior que Betim já viu, seguindo a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães, que viabilizou a utilização do Clube da Fiat, que tem uma estrutura incrível e foi todo revitalizado para receber os jogos. Unimos forças com a Secretaria da Educação e outras pastas da prefeitura para transformar os jogos em um projeto coletivo, com foco no futuro dos nossos jovens e na transformação por meio do esporte. Tenho certeza de que vamos fazer história.”
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, reforça o caráter formativo: “O JEB não é apenas uma competição esportiva. É uma experiência pedagógica que promove valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe. Ver tantos estudantes envolvidos nos jogos é a prova de que o esporte é uma poderosa ferramenta de educação e de cidadania.”
História
Criados em 1966, os Jogos Estudantis de Betim começaram na avenida Juscelino Kubitschek, no Centro, migraram para as escolas a partir de 1976 e foram oficializados em 1990 no Complexo Esportivo do Horto, com organização conjunta das secretarias de Esportes e de Educação. Em 2025, ganham nova sede no antigo Clube da Fiat.



