INSS começa a devolver valores descontados indevidamente a aposentados e pensionistas nesta segunda-feira (26)

0
954
 
Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, a partir desta segunda-feira (26), o reembolso de mensalidades associativas descontadas indevidamente na folha de pagamentos de abril. Ao todo, serão devolvidos cerca de R$ 292 milhões.

De acordo com nota divulgada pelo instituto na última semana, os descontos foram mantidos nos benefícios pagos entre os dias 24 de abril e 8 de maio, mesmo após a suspensão determinada no fim de abril, devido ao fechamento prévio da folha.

Por orientação do governo federal, os valores não foram repassados às entidades associativas e estão sendo estornados junto com o pagamento regular dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho. O INSS informou que os beneficiários não precisam adotar nenhuma providência para receber os valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instituto também publicou o calendário oficial dos reembolsos e fez um alerta sobre tentativas de golpe, reforçando que todas as informações sobre aposentadorias e pensões devem ser consultadas exclusivamente pelo portal Meu INSS.

Quem identificar cobranças indevidas anteriores ao mês de abril pode registrar o pedido de reembolso diretamente pela plataforma ou pelo telefone 135. Nesses casos, a entidade será notificada para comprovar a autorização do desconto. Caso não apresente a comprovação, deverá devolver os valores ao INSS, que, então, fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo canal utilizado nos pagamentos mensais – seja conta bancária ou cartão magnético.

Desde sexta-feira (24), o INSS também passou a exigir identificação biométrica na plataformaMeu INSSpara aposentados e pensionistas que desejam contratar empréstimos consignados com desconto direto no benefício.

Veja o passo a passo aqui.

*Com informações de Agência Brasil