
Uma crueldade feita contra dois cães no bairro Cidade Verde, em Betim, deixou os cuidadores de animais indignados nesta semana. Segundo informações, os animais foram resgatados nesta segunda-feira (27), com diversos ferimentos pelo corpo, possivelmente feitos com o uso de uma faca.
Apesar de serem animais de rua, os cães, considerados dóceis, são tratados com carinho pelos moradores do bairro, que fornecem alimentação e cuidados veterinários.
De acordo com a Superintendência de Defesa Animal (Sepa), após o resgate, os animais foram encaminhados para o atendimento clínico veterinário, onde foram medicados e cuidados.
Ainda segundo a Sepa, assim que estiverem recuperados, os pets ficarão disponíveis para adoção responsável. A ocorrência de maus-tratos foi registrada na Polícia Civil e encaminhada ao Ministério Público.
Em nota, a polícia confirmou que recebeu a denúncia, registrada nesta segunda-feira (27), e os fatos seguem sendo apurados pela 2ª Delegacia de Polícia Civil em Betim.
O deputado federal Fred Costa, autor da Lei Sanção, também informou que pediu uma apuração rigorosa sobre o caso. “Encaminhei ofício ao delegado responsável pedindo empenho na busca por esse covarde”, ressaltou.
Maus tratos
Em Betim, desde 2019, a prefeitura criou uma legislação para garantir a proteção dos animais que sofrem maus-tratos. A Lei nº 6.540, além de prever punições rigorosas para quem pratica violência contra animais, como multa de até R$ 2.564 para os responsáveis por esse tipo de crime, foi fundamental para fundar a Sepa. A Superintendência é responsável por, além de averiguar as denúncias de maus-tratos, recolher os animais, medicá-los e coloca-los à disposição para adoção responsável.
Para fazer denúncias de maus-tratos e casos de abandono, o cidadão pode entrar em contato com a Sepa pelo (31) 99830-2954. Betim conta ainda com o Disque-Denúncia (181), canal sigiloso usado para relatar qualquer prática de maus-tratos contra os animais.



